segunda-feira, 29 de setembro de 2014

tarefas domésticas e bebés em 7 passos


Imagem: Sponje Bob rock a bye  bivalve
O assunto da partilha das tarefas domésticas quando se tem bebés também é abordado nos desenhos animados...
Encontrei este artigo, que explica em sete passos, "Como fazer a lida de casa com um recém nascido", sem descuidar a vinculação com o bebé. Isso preocupa muito as pessoas em geral.
Quando vão visitar um recém nascido olham para a casa e dizem "Esta mulher tem a casa num caos! Mas deixa, está a  vincular-se com o bebé e isso é que interessa!!!".
Continuem a sonhar.
Deixo aqui a minha interpretação na teoria e na prática deste assunto.
Se quiser poupar tempo, vá directamente para a dica nº 7 que é a melhor, mais eficiente, e que com certeza deixará mais famílias felizes e com mais tempo livre.
Mas a lida da casa quando implica toda a família pode ser uma coisa tão divertida quanto stressante, por isso há que equilibrar as coisas...
Mas equilibrar é aquilo que uma mulher faz de melhor, isso não é novidade.

1 - Usar um marsupial para o bebé
Ainda não me rendi a essa evidência, mas parece-me que tem anos de história, por isso quem sou eu para contrariar? Mas nove meses não foi suficiente? É preciso levar o estado simbiótico à letra? Por algum motivo o miúdo já está cá fora. E que tal: passar tempo com o bebé quando o bebé precisa, depois pôr o bebé a dormir e depois fazer aquilo que se tem a fazer? Até agora é assim que tenho feito.


2 - Arrumar tudo no seu sitio antes de limpar
Boa. Essa ninguém diria, até porque se torna difícil aspirar uma casa se estiver cheia de coisas espalhadas, a não ser que queira fazer dois em um e aspirar meeeeesmo tudo e assim deita coisas que já não gosta para o lixo e diz que foi sem querer. (Como é que eu ainda não me tinha lembrado disto?)

3 - Dar tarefas especificas de arrumação aos filhos mais velhos
Já funcionava e continua a bombar cá em casa  As ordens  têm que ser especificas e directas com os miúdos. Nada no geral, tudo no particular em especial se tiver meninos. No caso das meninas, essas nós dizemos: "Vamos arrumar!" e elas vão buscar a Rainbow.
Mas não é só com os filhos, também pode ser com o pai dos filhos.
Exemplo para os filhos:
Em vez de se dizer: "Gonçalo vai arrumar o teu quarto" (muiiito geral),
Deve-se dizer: "Gonçalo vai arrumar os legos que estão espalhados no teu quarto".
Depois vamos dando ordens para as tarefas seguintes, carros, papeis,roupa...
Com os maridos funciona mais ou menos da mesma maneira:
Podemos gritar, dizer: "Porque é que há 10 Dicas da Semana na tua casa de banho? Aquilo é algum Eco Ponto? (é o que dá vontade, mas não traz grandes resultados...acreditem)
Funciona melhor assim: "Por-favor-leva-as-Dicas-da-Semana-que-estão-na-tua-casa-de-banho-para- o-Eco-Ponto". Se forem mais de 20 podem acrescentar: "Pelo-Amooor-de-Deus".

4 - Terminar pequenas tarefas
Ou seja, não é preciso limpar a casa todaaaa de uma ponta à outra. Há que dividir para reinar. Dêem-se por satisfeitas se conseguirem estender uma máquina de roupa, fazer o almoço, pôr loiça na máquina, fazer as camas, e no meio disso tudo amamentar o bebé. É muita coisa feita.
As mulheres são muito exigentes, têm grandes expectativas. Logo grandes desilusões.

5 - Os bebés gostam do som do aspirador
Gostam com certeza, não se prendam de pôr os aspirador a  trabalhar só porque o bebé está a dormir e levaram três horas para que isso acontecesse. Arrisquem se quiserem, eu cá por mim vou continuar a delegar essa tarefa ao pai das crianças.


6 - Aceitar ajuda dos outros
Depende das contrapartidas, digo eu.
Mas não sou cá pessoa de intrigas. vejam bem se as "ajudas" não trazem segundas e terceiras intenções, porque não raras as vezes até pode ser a nossa própria mãe a ajudar em alguma tarefa (ex. passar a ferro) e depois pensa que isso lhe dá o direito de opinar sobre este e aquele assunto que pertence à esfera intima do vosso lar. Sabe muito bem a ajuda mas depois ou vão ter que dar satisfações de algo que não querem ou vai ter que existir algum tipo de troca de favores que fica assim sempre na penumbra....
Algo muito perigoso. Há que ler bem as letras pequeninas dos contratos. Depois não digam que eu não avisei


7 - Contratar ajuda
Que é como quem diz "Happy wife, Happy life".
Esta é a melhor dica que se pode dar a uma mulher, ou a um marido (ele paga literalmente para não nos ouvir pedir que faça isto ou aquilo, e a longo prazo vai ver que vale a pena o investimento).
Esqueça a história de que partilhar as tarefas da lida de casa é bom para o conhecimento do casal, não vale a pena, depois um faz de uma maneira, o outro faz a mesma coisa só que de outro modo e quando dão por eles ou têm a casa suja porque embirraram em não fazer à maneira do outro ou estão na terapia de casal.
A menáge da casa pode consumir muito tempo e energia de um casal, por isso mais vale contratar ajuda quando não se tem estofo para discutir dia sim dia não.

2 comentários:

  1. Não tendo qualquer possibilidade de utilizar a sétima dica... Ver se não me esqueço das outras todas! Mas é verdade, com homens os pedidos (ordens) têm de ser mesmo muito específicos se queremos ver resultados...

    ResponderEliminar
  2. Adorei o "Pelo-Amooor-de-Deus" do ponto 3!!
    Sou muito eu :P

    ResponderEliminar

diz o que pensas

perdidos e achados